Como identificar Ovos de Lagartixa: Veja como diferenciar
As Lagartixas são reptéis ovíparos, e por isso elas colocam ovos, mas ainda assim poucas pessoas o reconhecem, havendo dúvidas no processo de identificação dos mesmos. Mas calma, pois é justamente com isso que te ajudamos nesse post.
Abaixo, entenda como identificar ovos de Lagartixa a partir de suas características particulares:
Características dos ovos de Lagartina
Pequenos, geralmente apresentando entre 10mm e 1cm, a curiosidade causada pelos ovos de Lagartixa é inversamente proporcional ao seu tamanho. Além das medidas já citadas, apresentam uma coloração clara, podendo ser branca ou calcárea.
Quanto ao formato, podemos citar a presença de uma casca arredondada, diferente do formato oval que estamos acostumados a ver com os ovos de galinha, por exemplo. O tempo para que os filhotes nasçam a partir deles pode chegar acerca de 80 dias.
Onde as Lagartixas colocam os ovos?
Quando presentes na natureza, a colocação dos ovos de Lagartixa pode ocorrer tanto diretamente na terra quanto em meio a cascas de árvore, uma maneira de protegê-los diante de possíveis predadores.
Mas é claro, esses animais também estão muito presentes nos espaços urbanos, fazendo com que casas aloquem seu ninho. Para isso, basta contar com um pouco de umidade para atraí-las e fazer sentido seguras para colocar os ovos.
Como achar o ninho de lagartixa?
Para que possa encontrar o ninho onde esses ovos são colocados, a principal dica é se atentar ao que falamos sobre o local que costumam escolher para isso, o que já vai te guiar para o provável espaço onde estão.
Em casas, por exemplo, uma escolha comum fica por conta das frestas, principalmente de janelas que conectam com a área externa, uma vez que esses locais são devidamente úmidos para a formação dos ninhos.
Já na natureza, basta procurar por locais de umidade similar, considerando ainda o uso de pequenas lascas de árvores para sua formação.
Curiosidades
O primeiro fator curioso a ser citado ainda está ligado a colocação desses ovos, uma responsabilidade da fêmea e que costuma ocorrer por mais de uma vez ao ano, sendo colocado cerca de 2 ovos por cada uma delas.
Outro detalhe é que as Lagartixas domésticas são inofensivas, não apresentando risco a nossa saúde, já que não possuem nenhum tipo de veneno. Por essa razão, é possível viver normalmente com a presença das mesmas.
O que fazer para lagartixa sair de casa?
Se o seu principal receio é quanto a presença de lagartixas em casa, pode ficar tranquilo, pois há maneiras eficazes de espantar as mesmas sem que coloque em risco a sua integridade física, bem como a do animal.
Para tanto, a primeira dica é fazer uso de citronela, elemento que conta com um cheiro bem conhecido quando a intenção é espantar insetos e que também funciona com as lagartixas, fazendo com que elas saiam em busca de um novo local onde ficar.
Outra sugestão é que não foque em espantar as lagartixas e sim os insetos, já que a ausência desses animais fará com que ela não tenha do que se alimentar, então logo sairá da sua casa pensando em sua sobrevivência.
Por fim, é comum que a presença humana assuste essa espécie, então chegar próximo a uma distância segura já pode ser eficaz.