Cobra Coral Azul da Malásia

Se azul é seu tom favorito, o que acharia de encontrar uma cobra com essa cor? Uma linda cobra azul vive na Malásia e já foi eleita, algumas vezes, como uma das mais bonitas dentre as da sua espécie. É uma cobra bela e com uma beleza encantadora quando está ao sol, pois seu azul ciano brilha levemente.

O nome científico da cobra azul da malásia Calliophis bivirgatus. Ela pertence à família Elapidae, a mesma da Coral verdadeira, e é altamente venenosa.

Cobra coral azul da malásia

Habitat da cobra azul da malásia

O título deste artigo deixa um pouco claro que esta cobra não é brasileira. Seu habitat original é o sudeste asiático, entre a Indonésia, Camboja, Malásia, Singapura e Tailândia. Essa cobra jamais foi encontrada em outro local que não seja por ter sido levada pelo homem, pois seu corpo foi feito para suportar os climas de tais regiões.

Cobra coral azul da malásia

Características da cobra azul da malásia

Esta não é das maiores cobras a cruzar seu tamanho. Seu comprimento máximo é de 1,40 centímetros, sendo, por isso, uma das menores cobras peçonhentas do mundo. No geral, sua cabeça e ponta final da calda apresentam os tons de laranja, mas podem vir, ainda, em amarelo ou branco em casos raros. Possui uma cabeça pequena e olhos redondos.

Por pertencer à família Elapidae, a mesma da Coral verdadeira, tem dentição proteróglifa, ou seja, seus dentes são fortes, mas ficam na parte de trás do maxilar superior. Sendo assim, elas precisam morder a vítima ao invés de apenas picar para injetar o veneno.

Infelizmente é uma cobra que mataria um homem com facilidade, porque seu veneno é considerado fatal. Trata-se de uma neurotoxina forte para animais de pequeno porte, mas que pode passar despercebida pelo homem, porque não deixa sintomas iniciais marcantes, apenas dormência perto da ferida e nos lábios.

Logo depois a vítima pode ter dificuldade em respirar e morrer por insuficiência respiratória. É por isso que o veneno desta cobra é chamado de 100 passos, porque é o que uma pessoa adulta pode fazer antes de morrer após ser picada. O tratamento é feito com soro para curar o envenenamento e cortar o seu efeito e deve ser ministrado de imediato.