Por onde as Cobras Defecam – Onde fica o Ânus da Cobra?
As cobras não têm ânus, mas defecam pela cloaca. É também através da cloaca que o ácido úrico é excretado pelos rins e por onde seus ovos, no caso das cobras ovíparas, são eliminados.
Nas fezes das cobras estão os elementos que não digeridos de sua presa, como dentes e pelos, o que faz com que muitas espécies engulam a presa por completo e somente depois a matem e se alimentem das mesmas.
Onde fica a Cloaca da Cobra?
Basicamente, a cloaca fica localizada na parte da cauda, bem próxima ao final do corpo da cobra. Nessa mesma região, estão localizados os sistemas genital, urinário e digestivo.
Quanto ao aparelho digestivo das cobras, ele percorre todo o seu corpo e é composto por estômago, fígado, vesícula biliar, intestino delgado, intestino grosso e reto, finalizando na cloaca, que é por onde elas fazem cocô.
Como funciona a digestão da Cobra?
As serpentes engolem sua presa inteira, sem mastigá-la, e ela fica em seu estômago para ser digerida pela ação dos sucos gástricos, mas sua digestão já se inicia desde a boca.
Dependendo do tamanho da presa engolida, que em alguns casos pode ser maior do que a própria serpente, a digestão leva muitas semanas para ser finalizada. Esse é um período em que a serpente se encontra muito vulnerável e incapaz de lutar com uma presa muito grande ou um predador.
Como é o cocô da Cobra?
Já no que diz respeito a aparência das fezes das cobras, de modo geral possuem tonalidade escura e uma textura bastante firme, saindo acompanhados de um líquido lubrificante que facilita o ato de evacuação.
Inclusive, é comum que ao defecar as cobras também urinem, já que o xixi também é eliminado pela cloaca. Quanto a esse líquido, costuma ser eliminado junto a uma pasta branca, que trata-se do ácido úrico.