Cobras podem cuspir os alimentos
Para quem já assistiu a primeira versão do filme Anaconda, uma cena chama a atenção: a cobra come o personagem vivo por inteiro e, segundos depois, buscando mais mobilidade, ela cospe o homem ainda vivo, que dá uma piscadinha para seus amigos de viagem. Ficção? Nem tanto. Cobras podem engolir o alimento e depois cuspir tudo de volta a natureza se tiver um motivo justo.
Cobra come mais do que pode
O maxilar da cobra é um dos mais elásticos entre os animais do mundo. Diversos vídeos já foram postados na Internet de cobras que engoliram jacarés, cabras e até vacas inteiras. Como sua boca é elástica, ela pode se alargar o quanto a cobra quiser para depois ir degustando o alimento ainda vivo com suas enzimas e fazendo a digestão.
Contudo, quando alguém disser que você tem um ‘olho grande’ você pode dizer que tem um ‘olho de cobra’. Uma cobra pequena pode sim engolir uma cabra inteira e ainda viva, mas o peso do animal vai acabar com sua mobilidade, por isso ela acaba por cuspir o alimento ainda não digerido. Algumas cobras tentam se mexer com a barriga ainda cheia, mas o peso é insuportável(mesmo com sua forte musculatura) e a cobra acaba por colocar tudo para fora.
Apesar de tanta vontade de comer um animal inteiro, podemos dizer que a cobra tem mais vontade que foma. Uma serpente pode passar mais de seis meses perdendo calorias sem passar fome. Algumas cobras já foram testadas por pesquisadores e passaram oito meses sem qualquer prejuízo a seu sistema orgânico sem qualquer alimento. Claro que, como todo animal e até mesmo os humanos, elas vão ficando bem agressivas a medida que o tempo sem alimento vai se estendendo, mas nada que não seja controlável.
Confira alguns videos do quanto uma cobra pode comer animais grandes:
https://www.youtube.com/watch?v=Hbjb7vcVdOk
https://www.youtube.com/watch?v=R7Vibcq_rrw