As Cobras têm Hábitos noturnos?
A maioria das cobras têm hábitos noturnos, embora nem todas elas sejam assim. Certamente, grande porcentagem de cobras terrestres venenosas são noturnas, sendo aquelas que tem as características mais famosas, e comumente relacionadas às cobras.
Logo abaixo, continuamos te explicando sobre para que entenda mais sobre o assunto, e já te adiantamos que é bem interessante! Confira:
Por que as Cobras têm hábitos noturnos?
Embora as cobras costumem precisar do calor da luz solar, elas tendem a dormir quando faz sol, isso porque seus hábitos de caça são frequentemente mais ativos à noite. É bom, no entanto, lembrar que as cobras geralmente só precisam de comida uma vez por semana, e às vezes menos do que isso.
Dessa forma, manter hábitos noturnos acaba sendo um fator de sobrevivência para a grande parte das espécies, fazendo com que durante o dia se mantenham protegidas dos predadores e, já durante a noite, possam obter um maior sucesso no ataque de suas presas.
Quais são as cobras que andam à noite?
Existem muitas cobras que apresentam atividades noturnas, então separamos algumas das principais delas para que você as conheça melhor a partir das principais informações quanto às mesmas, olha só:
Jibóias Constritoras
As jibóias constritoras são bons exemplos de cobras noturnas, que mantém esse hábito, mesmo quando se adaptam ao clima e à estação. No entanto, elas também possuem atividades diurnas, ainda que não sejam suas principais.
Pythons
Pythons também são cobras noturnas, com um temperamento um pouco mais tímido e sedentário. Um dos detalhes mais marcantes sobre a espécie acaba sendo o seu tamanho, já que é capaz de alcançar cerca de 8 metros de comprimentos.
Serpentes da Noite
Serpentes noturnas, muitas vezes têm a pupila em forma de fenda vertical, como os gatos. O cristalino é incolor, e na retina você pode encontrar, entre outras coisas, os bastonetes. Elas têm olhos pequenos e contam pouco com eles para a caça, já que usam a língua para detectar a sua presa, ou órgãos especiais, sensíveis ao calor, para a orientação em busca de animais de sangue quente.
Algumas cobras noturnas usam um poço localizado nas suas cabeças, entre as narinas e os olhos, para detectar a radiação de infravermelhos durante a caça. A detecção do calor emitido por um mamífero pequeno é direcional, por isso a cobra se torna capaz de atacar a sua presa, mesmo na completa escuridão. Isso garante o seu sucesso nas regiões mais inóspitas.
As cobras gastam mais tempo procurando presas que sejam equivalentes ao seu tamanho, do que atacando-as e capturando-as de fato.
Como ver Cobras noturnas?
Para observar cobras noturnas à noite, você não pode acender luzes perto delas, já que isso fará com que elas se escondam. Caso você seja um criador de serpentes, e tenha um terreno de bom tamanho como hábitat para elas, basta instalar uma lâmpada vermelha, com baixo poder de iluminação, e um interruptor remoto, para iluminar cenas noturnas que você não veria de outra forma.
Cobras noturnas não são exatamente sensíveis à luz vermelha, e continuam a comportar-se como se estivesse tudo à escuras. Além disso, é claro, não invada o espaço das cobras e evite chegar muito perto, diminuindo as chances de acidentes.