Cobras têm Medo de Fogo?

As cobras, como todos os outros animais, se afugentam com o calor excessivo e o fogo. Porém, vale citar que isso não significa que as cobras tenham, propriamente, medo do fogo, apenas fogem devido à alta temperatura para se protegerem!

Em áreas rurais ou em áreas urbanas nas proximidades de pastos, plantações ou relvados que podem se incendiar periodicamente, é comum escutar relatos de pessoas que receberam em suas casas “visitas” não muito atraentes de cobras, sinal de que estavam buscando refúgio para as temperaturas mais elevadas.

Cobras têm Medo de Fogo?

A resposta é que não, as cobras não possuem medo do fogo e visualizar chamas não irá assustá-las de fato. Inclusive, é bem comum que em determinados períodos elas busquem por fontes de calor para regular a temperatura do corpo.

Com isso, o que acontece na prática é apenas a fuga por sobrevivência quando a elevação da temperatura chega muito próximo delas de forma a representar perigo. Ou seja, o fogo em si não é uma questão, mas sim suas consequências quando se tornam muito próximas.

Cobras e o Calor

É sabido que muitas cobras possuem um sistema refinado de detecção de mudanças de temperatura, o que permite que elas consigam detectar o calor de pequenos animais na mais completa escuridão. Isso ocorre porque as serpentes possuem fossetas que captam a luz infravermelha emitida por corpos quentes.

Apesar disso, não é recomendado que se tente afugentar cobras com fogo. Não tente dar uma de Indiana Jones como na famosa cena de um de seus filmes e que ele recorre a uma tocha acessa para espantar centenas de cobras de perto de si.

Ficção à parte, é pouco provável que tamanha suscetibilidade ao calor de apenas uma tocha acessa possa provocar tamanha reação em um “ninho de cobras”. Sempre que precisar lidar com cobras é recomendável chamar o auxílio especializado dos bombeiros ou da defesa civil.

Qual a Cobra que gosta de fogo?

Sendo a maior espécie de cobra venenosa de toda a América do Sul, a Malha de fogo, também conhecida como Surucucu e Pico-de-Jaca, é uma cobra com alto risco extinção que é encontrada hoje no estado do Ceará.

Popularmente, há a crença de que ela gosta de fogo e, ao ver uma fogueira, se joga por cima dela. No entanto, na prática, essa é uma ideia que não se justificava, apesar de existirem teorias que a viabilizam.

Isso porque é comum que as cobras detectem as suas presas a partir do calor que é emanado delas. Ou seja, ao sentirem o calor do fogo, podem se confundir e acabar indo na direção de fogueiras como quando estão prontas para dar um bote.